ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA CAPACITAÇÃO

DIAS E HORÁRIOS

Sábado e domingo das 8h30 às 17h30

DATA

27 e 28 de abril

Modalidade

100% presencial

Carga horária

20h/a

APRESENTAÇÃO

OBJETIVO
  •  Proporcionar uma compreensão abrangente das características, diagnóstico, subtipos e variações do TEA, considerando a diversidade do espectro; 
  • Capacitar os estudantes a conduzir avaliações e diagnósticos precisos do autismo em  crianças, utilizando instrumentos e técnicas específicas;
  • Ensinar estratégias de intervenção baseadas em evidências para melhorar habilidades  sociais, de comunicação e comportamentais em crianças autistas;
  • Ensinar estratégias de apoio e orientação às famílias de crianças autistas, auxiliando-as a  entender o TEA e a lidar com os desafios cotidianos;
  • Discutir a inclusão de crianças autistas em ambientes educacionais regulares e estratégias  para apoiar sua aprendizagem e participação.
CONSULTOR E CORPO DOCENTE

Carmen de Lemos Paiva Lira

Graduada em Psicologia;

Especialista em Psicologia Educacional (CFP);
Terapeuta ABA;

Neuropsicologa e Neuropsicopedagoga;

Atualmente é psicóloga da ONG, acolhendo e acompanhando pessoas com transtorno do desenvolvimento intelectual;

Docente em programas de Pós-graduações;

Palestrante e formadora da editora FTD.

PÚBLICO ALVO

Psicólogos, estudantes de Psicologia, Pedagogos e estudantes de Pedagogia

ÁREAS DE ATUAÇÃO
  • Realizar avaliações para auxiliar no diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), utilizando instrumentos e técnicas adequadas;
  • Desenvolver e implementar planos de intervenção psicológica baseados em evidências, melhorar habilidades sociais, emocionais, comunicativas e comportamentais;
  • fornecendo acompanhamento psicológico individualizado a pessoas autistas, adaptando as abordagens terapêuticas conforme as necessidades específicas de cada pessoa;
  • Oferecer orientação e apoio às famílias de pessoas autistas, fornecendo informações sobre o diagnóstico, estratégias de manejo, desenvolvimento e inclusão, e promovendo uma relação saudável e eficaz com a pessoa;
  • Atuar na inclusão escolar de crianças autistas, oferecendo suporte aos educadores na adaptação curricular e na implementação de estratégias pedagógicas inclusivas;
  • Participe de atividades de advocacia e sensibilização na comunidade, promovendo a conscientização sobre o autismo e defendendo os direitos e necessidades dos autistas.
DIFERENCIAIS DOS CURSOS
  • Adquirir conhecimentos especializados sobre o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de crianças autistas, o que é crucial para um atendimento de qualidade;
  • Desenvolver habilidades para diferentes abordagens e práticas sem cuidado para pessoas autistas;
  • Desenvolver habilidades de comunicação de forma acessível e empática às famílias de pessoas autistas, oferecendo apoio e orientação adequada;
  • Tornar-se apto a desenvolver estratégias para facilitar a inclusão de crianças autistas em ambientes educacionais regulares, promovendo uma educação mais inclusiva e acessível;
  • Adquirir compreensão das leis, regulamentações e ética relacionadas ao trabalho com crianças autistas, garantindo práticas profissionais alinhadas com os padrões éticos e legais estabelecidos;
  • Atuação prática no período da capacitação. 
FACILITADOR (A)

Carmen de Lemos Paiva Lira

Graduada em Psicologia;

Especialista em Psicologia Educacional (CFP);
Terapeuta ABA;

Neuropsicologa e Neuropsicopedagoga;

Atualmente é psicóloga da ONG, acolhendo e acompanhando pessoas com transtorno do desenvolvimento intelectual;

Docente em programas de Pós-graduações;

Palestrante e formadora da editora FTD.

CERTIFICAÇÃO

Entregue mediante a finalização do curso.

    

Convênios & Parceiros

PRÉ-INSCRIÇÃO

RESERVE SUA VAGA

Importante: Preencha todos os dados pessoais para concluir a reserva.